de 0 avaliações
10 dias
Diário
Ilimitado
Português
Chegada ao Aeroporto de São Luís. Recepção e traslado ao hotel.
Chegada em Barreirinhas, acomodação e almoço. Após o almoço, subiremos de voadeira o Rio Preguiças até chegar ao Tapuio, um povoado que ainda preserva o modo de vida dos antigos barreirinhenses. Visitaremos a Casa da Farinha, onde podemos observar todo o processo artesanal da fabricação da farinha de mandioca, principal alimento dos maranhenses.
Continuamos nosso passeio pelo rio até chegar ao povoado de Marcelino. Este local nos proporciona o contato com as mulheres que trabalham com o artesanato de palha de buriti, cuja comunidade recebeu estímulo da Freeway para fazer deste trabalho um produto turístico. Podemos ver como funciona todo o processo, desde o tingimento da palha, até a confecção do artesanato. Voltamos com nossa voadeira novamente à Barreirinhas no final da tarde.
Após o café da manhã, sairemos em veículo 4x4 em direção ao Parque Nacional. Nossa aventura começa percorrendo estradas de areia até chegarmos ao circuito da Lagoa Azul. A partir dela caminhamos pelas dunas, passando por outras várias lagoas (na época da cheia). Seguimos o roteiro em direção à Lagoa Bonita, parando antes em um restaurante local para almoçar. Após um breve descanso partimos para a Lagoa Bonita, local onde temos a sensação de estar em meio ao grande deserto. Deserto este muito especial, cheio de lagoas. Após deliciosos banhos e um gostoso entardecer, retornamos para Barreirinhas.
Após o café da manhã, sairemos em lancha voadeira Rio Preguiças abaixo até o povoado do Atins. No caminho, paramos em Vassouras, Pequenos Lençóis, Área de Proteção Ambiental. Caminhamos pelas dunas, tomamos banho nas lagoas (na época da cheia) e podemos ainda saborear uma água de coco em uma barraquinha beira rio. Continuamos navegando e em alguns minutos estamos no Caburé, pitoresco vilarejo de pescadores, com casas simples recobertas por palha de carnaúba, situado em uma faixa de areia de 200 metros entre o rio e o mar. Nosso almoço será aqui no Caburé, ou na barraca anterior, próxima a Vassouras. À tarde, cruzaremos o rio até o Mandacaru, um povoado de uma centena de casas que se originou a partir do Farol do Preguiças. Nele podemos subir, para ter uma visão de 360 graus da região. Em seguida, já no final da tarde, teremos o belíssimo espetáculo da revoada dos pássaros (garças e com sorte, guarás) em direção ao dormitório dos mesmos. Seguiremos então a Atins, onde iremos nos hospedar.
Após o café da manhã, sairemos em 4x4 até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, desta vez mais próximos ao mar, e iremos conhecer e curtir as lagoas do Mario e da Capivara, que são algumas das belas lagoas que se localizam nesta região do parque. Após curtirmos dunas e lagoas (na época da cheia), iremos para o Canto do Atins, e teremos nosso almoço, em uma pitoresca barraca que oferece comida à base de frutos do mar. No final da tarde retornamos para a pousada. Noite livre em Atins para curtir este pitoresco povoado com ruas de areia, que está se tornando a nova Meca do Kite Surf.
Após o café da manhã (de acordo com a maré), cruzaremos de lancha voadeira, por 10 minutos, o rio Preguiças até o Caburé, de onde partiremos em veículo 4x4 até Tutoia. Lá chegando, embarcaremos em lancha voadeira no Rio Parnaíba, para atravessarmos o mesmo até o Porto dos Tatus, percorrendo 4 dos 5 braços deste impressionante delta.
Partiremos do Porto de Tutoia, e nosso trajeto, passará por várias ilhas, entre elas a Ilha do Cajueiro, a Ilha dos Três Bocas, a Ilha do Caju, a Ilha do Torto e a Ilha das Canárias.
Faremos nosso almoço no Morro do Meio, um singelo povoado típico dos ribeirinhas que habitam as margens do Delta do Parnaíba.
No final da tarde chegaremos ao Porto dos Tatus, de onde seguiremos por mais 20 minutos de carro até a cidade de Parnaíba. Após nos alojarmos em nossa pousada, podemos dar uma volta pelo centro histórico, no Porto das Barcas, e visitar algumas lojas de artesanato e jantar.
Após café da manhã, traslado a Camocim. Após a travessia de barco pelo Rio Coreaú, iniciaremos o traslado que na verdade é um grande passeio. A paisagem é composta por praias desertas e lindas dunas que chegam a até 30 metros de altura.
Faremos uma pausa em Tatajuba para curtir a bela Lagoa Verde. Após relaxarmos nas redes penduradas sobre a lagoa, poderemos almoçar neste delicioso recanto. Tatajuba é um primitivo vilarejo de pescadores que foi encoberto pela ação das dunas e reconstruído pelos seus habitantes na outra margem do rio. É por isso que alguns a consideram como Nova Tatajuba. Possui dunas enormes, algumas em processo de cristalização, o que as impede de se mover pela ação do vento.
Chegaremos a Jeri à tarde e nos hospedaremos.
Após o café, faremos um passeio de buggy às Lagoas Azul - ainda virgem, imensa e de águas impressionantemente azuis - e do Paraíso, que possui algumas charmosas pousadas ao redor. Caminharemos por suas areias e poderemos nadar em suas gostosas águas.
A região é conhecida também pela culinária, pois os restaurantes, apesar de simples, oferecem pratos de peixes e camarão frescos, pescados no mesmo dia, a preços atraentes. No meio da tarde retornaremos a Jeri cruzando as dunas, uma sensação maravilhosa. Chegaremos a tempo de assistir o pôr-do-sol do alto da duna principal da vila, para onde todos se dirigem.
Neste dia, sairemos a pé e caminharemos pela praia até a Pedra Furada, junto ao mar. Símbolo da vila, o local compreende lindas formações rochosas em meio às ondas do mar. Curtiremos o local e voltaremos a Jeri. Tarde livre.
Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Fortaleza.
*Caso a saída seja realizada em outro dia da semana, deve ser considerado um acréscimo de R$560,00 para SGL e R$ 280,00 para DBL/TPL sobre o valor do pacote.